O mobiliário colaborativo está ganhando cada vez mais espaço nos locais de trabalho, principalmente em escritórios maiores.
Nesse tipo de modelo, a lógica de montagem do escritório é praticamente a mesma. São feitos investimentos em materiais de escritório, cadeiras, mesas, salas de reuniões, copa, entre outros pontos que forem necessários no ambiente laboral.
Porém, a grande diferença é que o local de trabalho pode ser escolhido pelos integrantes dos times de profissionais, desfrutando da estrutura onde ele sente mais confortável e produtivo.
Nesse contexto, o mobiliário colaborativo desempenha um papel fundamental. Com ele, é possível viabilizar modelos de espaços de trabalho que favorecem a concentração ou a convivência integrada.
A ideia é que os espaços colaborativos ofereçam desde estações privativas, sofás, pufes, mesas compartilhadas, ambientes de reunião, espaços para networking, entre outros que ampliem as possibilidades dos profissionais.
Por que optar pelo mobiliário colaborativo nas empresas?
Para entender a importância do mobiliário colaborativo, primeiro temos que refletir sobre os modelos de organização considerados tradicionais.
Até pouco tempo atrás, as empresas acreditavam que divisões rígidas de espaços e tarefas e a competição entre os colaboradores eram aspectos positivos em termos de produtividade.
Logo, era comum que cada profissional tivesse uma estação de trabalho individual e focasse apenas em suas metas próprias. Assim, o colaborador não contemplava os objetivos do negócio como um todo.
Sem conexões reais, feedbacks de colegas e networking, era comum que as pessoas não se sentissem integradas com o ambiente de trabalho.
Além disso, o posto de trabalho estático, o estímulo à competitividade entre os colegas e a busca constante por resultados meramente individuais, muitas vezes, geravam estresse, desgastes emocionais e, consequentemente, problemas de motivação e produtividade.
Com o mobiliário colaborativo, as organizações perceberam que era possível integrar os indivíduos em ambientes mais descontraídos, confortáveis e assim estimular a troca de experiências, atendendo a diferentes demandas empresariais e garantindo um cotidiano laboral muito mais saudável.
Os ambientes passaram a estimular novas visões, ideias e inovações. Além disso, a colaboração e a integração também contribuem para um melhor andamento dos processos e na capacidade de adaptação dos indivíduos.
Com um ambiente mais positivo e que gera satisfação, as pessoas também se tornam mais produtivas e aptas para gerar novas oportunidades.
Assim, também é possível diminuir o turnout, falta de engajamento, insatisfação profissional, entre outros problemas comuns em modelos mais rígidos de empresas.
Em poucas palavras, o mobiliário colaborativo reduz gastos, gera oportunidades melhores, estimula a inovação e a produtividade, valoriza a cultura empresarial, favorece a funcionalidade e a interação entre diferentes áreas.