Bem-estar no ambiente corporativo

Bem-estar no ambiente corporativo

Um conceito que ganha cada vez mais atenção no mundo corporativo é o cuidado com o bem-estar dos funcionários. Ambientes que proporcionam conforto físico e mental aumentam o compromisso e a produtividade das equipes, além de ajudar a reter talentos.

Quando se avalia o conceito de bem-estar, deve-se considerar diferentes fatores:

  • O corpo, que inclui as áreas de saúde física, nutrição e sono.
  • O humor, incluindo os sentimentos e a capacidade de gerenciar o estresse, bem como o equilíbrio emocional.
  • E finalmente a capacidade do indivíduo de cultivar relacionamentos para sentir-se responsável e comprometido com a comunidade, para desenvolver o sentido de propriedade ou de adesão e comunicar-se com confiança.


Todos estes aspectos são elementos cruciais para considerar na hora de projetar um espaço de trabalho com o objetivo de criar um ambiente perfeito para cada pessoa para que assim elas possam desempenhar as suas funções da melhor forma possível.

O ambiente corporativo não podem depender somente de características espaciais do edifício, cadeiras ergonômicas ou plataformas de trabalho, mas sim deve proporcionar a facilidade de ir a uma tarefa para outra, ter locais para atividades individuais, confidenciais, de concentração, bem como para reflexão coletiva e participativa como é o caso de sessões de “brainstorming”.


A evolução dos dispositivos digitais permite realizar a maioria dessas tarefas em qualquer lugar, a qualquer momento. Como resultado disso as pessoas mudaram seu comportamento no trabalho, exigindo mais liberdade na tomada de decisões sobre onde trabalhar.

Ao mesmo tempo, as pessoas no ambiente corporativo experimentam um aumento da complexidade na gestão de suas agendas pessoais. Como resultado a maioria dos empregados passa a maior parte do seu tempo nesse ambiente (ao invés de estar em casa ou dormir), e isso, especialmente para aqueles que trabalham com tarefas intelectuais onde a carga de trabalho é mais longa, torna o profissional menos eficaz e produtivo, tanto no curto como no longo prazo.


Apenas 20% do trabalho de hoje exige um nível moderado de atividade física, em comparação com 50% da década de 1960.


A inatividade física e comportamentos sedentários são questões que afetam mais de 30% da população urbana do mundo. Segundo a Fundação Britânica do Coração, 37% dos homens gastam menos de 30 minutos de pé durante o tempo no escritório (43% as mulheres) e 78% das pessoas sentem que passam muito tempo sentados enquanto estão trabalhando.


Essas condições estão muitas vezes ligadas a uma dieta pobre, sedentarismo, estresse, obesidade e tabagismo, todos esses fatores são considerados a causa de milhões de mortes prematuras, doenças e aumento de custos para as empresas e a sociedade .

Um estudo realizado pela Waterhouse Cooper revela que lesões músculo-esquelético, tais como transtornos de dor lombar ou cervical levam as empresas a perdas elevadíssimas.

Há estudos que comprovam que pessoas em ambientes corporativos bem projetos , com espaços, ar condicionado, iluminação, mobiliário e assentos adequados são 26% mais produtivos, 20% menos ausentes no trabalho e são mais propensos a resistir às tentações de deixar a empresa, com vantagens visíveis sobre volume de custos com o empregado atual e o capacidade de atrair os mais talentosos.

Outro estudo mostra que a evolução do bem estar pode levar a um maior compromisso (gráfico abaixo):

Considerando que, na média, os salários e benefícios dos empregados representam perto de 85% dos custos operacionais habituais de um negócio (aluguel de espaço é cerca de 9% e 6% são custos de energia, telefonia e outros).

Por isso, não é surpreendente que muitas importantes e grandes empresas se concentram em políticas para melhorar o bem-estar do local de trabalho, o que passa, também, por projetar o escritório com arquitetos especializados que vão incluir no ambiente corporativo ambientes despojados, divertidos, lounges intimistas, salas fechadas com acústica satisfatória, mobiliário e assentos ergonômicos, bem como espaços versáteis e adaptáveis para que os profissionais tenham flexibilidade para desenvolver seus trabalhos em vários locais do ambiente, sempre com conforto, segurança e sentindo-se muito bem.

Um ambiente corporativo bem planejado, “multi espaços” oferece bem-estar, melhora as habilidades de inteligência emocional e gera um estado de bom humor que constrói confiança, engajamento e desperta lideranças.

Posts Relacionados

Conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse

Fale Conosco

Entre em contato e solicite um orçamento para o seu projeto

Para tirar dúvidas, solicitar informações, solicitar orçamentos ou agendar uma visita ao nosso showroom, preencha o formulário abaixo e em breve nossa equipe entrará em contato.

A Pett Capellato entrega soluções de Mobiliário Corporativo para todo Brasil e América Latina há mais de 20 anos. Seus produtos oferecem eficiencia, ergonomia, conforto e design, assegurando saúde e a produtividade dos usuários e beleza para os ambientes corporativos.

Nossos Serviços